Novo Líder X Nova Empresa

Home/Institucional/Novo Líder X Nova Empresa

Novo Líder X Nova Empresa

“Mudar, transferir, gênese da transformação: a instituição fica, as pessoas passam, processos são reeditados, o capital muda de mãos e intenções. Diante destas conspirações como se enquadram os novos lideres? Qual os papeis fundamentais que estes passarão a ter para com os próximos anos? Líder ou Chefe, a reversão da história, o mundo ressurge da crise. Líder do dia a dia” .

O papel de um líder dentro de uma instituição não pode ser desenvolvido em apenas um dia. Este domínio é adquirido através de experiência, estudo e literatura. O líder precisa DOMINAR sua próprias habilidades, estar vivendo PARA SI e ao mesmo tempo da empresa, bem como ter APERFEIÇOADO os seus valores profissionais, assim como deve estar disposto a facilitar o seu próprio crescimento dentro da empresa.

Em minhas pesquisas procuro compreender as mudanças que as empresas vem tendo diante cenários de severidade de mercado, commodites de produtos e serviços e margens cada vez mais apertadas. Concluí que apesar de todas as empresas serem únicas em suas essenciais, estas sofrem com características comuns quando tratando-se de conflitos entre comandantes e comandados sugerindo reflexões cada vez mais inquietantes no campo da antropologia e sociologia. Mas ainda sim julgo que cada organização preserva sua individualidade ou procura tentar.

Um bom líder não se permite usar os mesmos recursos, os mesmos insights e os mesmos mecanismos de liderança utilizados em outras instituições. Um bom líder PRECISA se adaptar aos novos desafios que com o culto a liberdade de expressão vem exigindo interpretações constantes sobre o ser, provocando no líder a busca de novos recursos de liderança perante seus subordinados. Posso afirmar com convicção que o líder dos atuais tempos  não é aquele que impõe as suas regras, mas sim o que as constrói  com sua COMPETENTE equipe. O saber ouvir o torna muito mais ASTUTO perante as dificuldades e desafios, pois é visto como parte integrante da equipe e assim estabelece uma relação de confiança e troca.

Quando o líder passa a conhecer a instituição e estabelece uma relação de confiança E ADERENCIA com os seus subordinados, passa a compreender do que exatamente ela precisa. Através da COMPREENSÃO MADURA das dificuldades dos problemas, passa a ter a obrigação de fazer as perguntas certas para as pessoas PREPARADAS. Um líder entusiasmado consegue  alcançar suas metas e sempre busca o algo a mais, pois tem sede de desafios cada vez maiores.

CONFORME POSIÇÃO DE RAN CHARAN (livro) “ A instituição pode observar alguns sinais de posições erradas adquiridas pelas líderes, como por exemplo, falta de feedback ou uso de modo inadequado, falta de organização para obter uma equipe produtiva e não individualizada, foco e responsabilidade na posição de liderança, dificuldade para delegar e ainda, dificuldade na escolha de colaboradores levando em consideração a qualificação e não afinidades pessoais.

 

AO EXAMINAR AS COLOCAÇÕES DE CHARAN SOU PARTIDÁRIA QUE O NOVO LIDER DEVERÁ ESTAR VOLTADO PARA O  desenvolvimento de pessoas – OU SEJA EXTRAIR DIA A DIA AS COMPETENCIAS NECESSÁRIAS DE SUA EQUIPE, TORNANDO-OS CAPAZES DE INTERAGIR VIA CONSCIENCIA EMOCIONAL, para tanto é preciso trabalhar e conscientizar sobre as diferenças existentes entre ele e seus colaboradores, distinguir responsabilidades, deveres e obrigações, é preciso separar os papéis. Pode-se dizer que o mais difícil e importante é prepará-lo para desenvolver pessoas, as quais se tornam seus pares de confiança dentro da empresa, líderes são pessoas que precisam de pessoas.

 

“Ninguém é tão bom sozinho que não precise de alguém”

By | 2017-05-22T08:41:55+00:00 maio 22nd, 2017|Institucional|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment